Comunicação
Qual é o caminho da comunicação?
As
comunicações são como uma rua de duas mãos,e a tarefa de comunicar-se não
está concluída até que haja compreensão, aceitação e ação resultante. A
finalidade da comunicação é afetar comportamentos.
As
recompensas das boas comunicações são grandes, mas difíceis são os meios de
se obtê-las, para isto sempre esteja atento às bases para a boa comunicação.
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Bases da comunicação.
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As recompensas das boas comunicações são grandes,
mas difíceis são os meios de se obtê-las, para isto sempre esteja atento às
bases para a boa comunicação, para que ocorra comunicação entre duas pessoas
(transmissor/receptor) é vital que se observem as seguintes regras:
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Saber Ouvir - Demonstre estar apto a ouvir informações mesmo que desagradáveis e críticas, procurando vê-las de forma construtiva. | |||||||||||||||||||||||||||||
Examine o ponto criticado - Seja humilde e examine o ponto criticado para dar crédito às boas ideias e ao trabalho sincero. Ao receber críticas, procure extrair os aspectos positivos e construtivos. | |||||||||||||||||||||||||||||
Evite termos técnicos - Não use gírias e evite termos técnicos que podem atrapalhar na comunicação.Você pode estar falando com alguém que quer entender o que você está falando e não consegue, provavelmente na próxima vez ele não o procurará. Use uma linguagem que descreva a realidade. |
Expresse o seu interesse - Entre frequentemente em contato com as pessoas e escute. Expresse seu interesse pelos seus problemas e escute.
Ações X Informações - Demonstre que ações são tomadas baseadas em informação, caso contrário o pessoal pensará que não valeu a pena. Execute suas ações com base nas informações adquiridas e validadas.
Procure ser objetivo- Seja objetivo, não faça rodeios.
Que mensagem quero transmitir? - Trace qual é o objetivo da mensagem, o que você deseja que os receptores da mensagem absorvam.
A quem vou me dirigir? - Antes de transmitir alguma informação, procure conhecer qual vai ser o público. A quem você quer afetar e qual é o momento adequado.
Consulte outras pessoas- Consulte outras pessoas,peça opiniões, lembre que aqueles que o ajudam a planejar, com certeza o apoiarão.
Como transmitir? esteja atento a sua tonalidade de voz, da receptividade de quem ouve, bem como da linguagem que você irá utilizar.
Verifique se foi entendido- Sempre verifique se você foi entendido faça perguntas, pergunte o que foi entendido e não se a pessoa entendeu.
Suas ações - Esteja certo de suas ações apoiam aquilo que você diz.
"FEEDBACK" - O retorno de informações é importante para manter seus parceiros atualizados nos processos e atividades de interesse comum.
Linguagem
Corporal
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A maior
parte das pessoas concorda que a palavra pronunciada constitui o método usual
de comunicação frente a frente.Supomos que a comunicação
oral é o meio mais eficiente de permutar informação, no entanto, isto depende
da capacidade do emissor em expressar a intenção de forma precisa e do
receptor em ouvir de modo eficiente.
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Num processo de comunicação há um emissor, um receptor e, um meio, pelo qual a mensagem é propagada. Esse meio ou canal pode ser verbal, corporal e escrito. A brincadeira do telefone sem fio, por exemplo. Uma pequena mensagem transmitida serialmente de boca a boca, por certo número de indivíduos, vai sofrendo alterações ao longo do percurso, até chegar ao final com sentido bem diferente da origem.
Os sinais também refinam-se com a idade. A criança quando mente coloca a mão sobre a boca; o adolescente passa a mão pela boca; e o adulto dá um leve e rápido toque de dedos no nariz.
Além da compreensão dos sinais do corpo, temos também a movimentação do próprio corpo. Cada pessoa tem ao redor de si, como um campo de proteção, um território íntimo. Essa área circular em torno da pessoa varia de acordo com a cultura, região e é medida pela distância entre os corpos.
Quanto mais conscientes e atentos estivermos, agiremos
de forma mais inteligente. É o que as pesquisas têm demonstrado
sempre.
Reforçando: Como num dicionário, as palavras isoladas
falam muito pouco, só tendo um sentido de comunicação dentro de uma frase.
Também, na linguagem corporal, nenhum gesto deve ser lido isoladamente, pois só
terá sentido quando somando aos demais gestos e, juntos, apontarem uma
congruência da comunicação corporal.
Comunicação
Escrita
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Na era
do fax, computador e internet são inúmeras as maneiras das pessoas se
comunicarem de forma rápida e prática, para qualquer canto do mundo. Mas a
principal dificuldade enfrentada não está em como utilizar a tecnologia, uma vez
que o domínio da informática é praticamente total, e sim em se fazer entender
claramente tanto na linguagem falada como na escrita.
O fato de alguém saber ortografia, ou seja, saber escrever as palavras com
pequeno número de erros, não significa que esteja pronto para escrever qualquer
texto.Todos os grandes escritores afirmam que
a leitura é a base da arte de escrever.
Organizando Ideias
Escolha do assunto - O tratamento do assunto depende do
objetivo que você deseja alcançar.
Esboço - A redação do esboço é muito
importante para registrar, sem a obrigatoriedade do texto final, a fluência de
ideias que podem se perder com a organização imediata.
Estrutura
Toda
redação é composta por título, introdução, desenvolvimento e
conclusão.
Na introdução , procura-se despertar no leitor o
desejo de ler.
O desenvolvimento consiste em ordenar progressivamente os
dados, opiniões, aspectos que o tema envolve, e fundamentá-los por meio de
razões, exemplos e provas.
A conclusão é a parte final da redação e deve
encerrar, coerentemente, uma síntese clara da posição assumida.
Para escrever
bem
Nossa
capacidade de ouvir varia durante o dia todo, dependendo da situação, de quem
fala e de nossos hábitos. De acordo com o grau de boa vontade que colocamos em
uma situação particular, nossa habilidade de ouvir se enquadrará em três níveis
gerais de atenção:
Ouvir Passivamente - este é o menor nível da habilidade de ouvir. Neste nível, nossa atenção está voltada principalmente para nós mesmos e não para a outra pessoa. Não prestamos atenção nas palavras nem no significado da mensagem.
Ouvir Superficialmente - Neste nível, ouvimos as palavras, mas
não entendemos o seu sentido mais profundo.
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