terça-feira, 31 de julho de 2012

Atletismo

O atletismo é disputado nos Jogos Olímpicos desde a primeira edição, Atenas 1896. Provas femininas começaram a ser disputadas nos Jogos de Amsterdã, em 1928.
Desde os Jogos Olímpicos de Verão de 1952, em Helsinque, nenhuma prova de atletismo foi incluída ou reincorporada aos Jogos. Também nenhuma prova desde então foi retirada do programa, com exceção da marcha atlética de longa distância em 1976. A marcha atlética de 50 quilômetros é a única prova masculina não incluída no programa feminino do atletismo.
Um total de 52 eventos masculinos do atletismo já foram disputados em Jogos Olímpicos, sendo que 24 fazem parte atualmente do programa. Algumas provas sofreram modificações em relação aos primeiros Jogos, com destaque para os eventos de obstáculos, com barreiras e a marcha atlética. As corridas em equipe foram eliminadas dos Jogos após aparição ininterrupta nas seis primeiras Olimpíadas. Provas multi-disciplinares como o triatlo e o pentatlo foram substituídas pelo decatlo masculino e pelo heptatlo feminino e as provas sem impulsão do início do século foram abolidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário