quinta-feira, 29 de setembro de 2011

                             DIA 29 DE SETEMBRO DIA NASCIONAL DO TRÃNSITO

terça-feira, 27 de setembro de 2011

A vontade de comer doce muitas vezes não tem hora, mas há as preferências gerais, como depois do almoço ou no meio da tarde. O Bem Estar fez uma enquete aqui no nosso site e 43% das pessoas responderam que sentem mais desejo após as refeições. Outros 31% votaram que gostam mais à tarde, no lanche
Mas não é apenas o doce, aquele alimento que tem gosto de açúcar, o responsável por aumentar as taxas de glicose no sangue – o chamado índice glicêmico, que deve ser levado em conta também antes e depois dos exercícios. Cenoura, bolacha de água e sal e uva passa, a princípio inofensivos, são capazes de elevar o índice de açúcar na corrente sanguínea.
Já alimentos como iogurte, pera e cereais têm o poder contrário. No meio termo, ficam arroz, feijão, suco de laranja e chocolate, entre outros.
Para explicar como funciona o processamento do açúcar no corpo humano e por que é importante observar o que se come – para não ter uma crise de hipoglicemia ou diabetes –, o Bem Estar desta quarta-feira (14) contou com a presença do endocrinologista Alfredo Halpern e da nutricionista Mônica 
Açúcar (Foto: Arte/G1)

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

                                Nem tudo é fácil

É difícil fazer alguém feliz, assim como é fácil fazer triste.
É difícil dizer eu te amo, assim como é fácil não dizer nada
É difícil valorizar um amor, assim como é fácil perdê-lo para sempre.
É difícil agradecer pelo dia de hoje, assim como é fácil viver mais um dia.
É difícil enxergar o que a vida traz de bom, assim como é fácil fechar os olhos e atravessar a rua.
É difícil se convencer de que se é feliz, assim como é fácil achar que sempre falta algo.
É difícil fazer alguém sorrir, assim como é fácil fazer chorar.
É difícil colocar-se no lugar de alguém, assim como é fácil olhar para o próprio umbigo.
Se você errou, peça desculpas...
É difícil pedir perdão? Mas quem disse que é fácil ser perdoado?
Se alguém errou com você, perdoa-o...
É difícil perdoar? Mas quem disse que é fácil se arrepender?
Se você sente algo, diga...
É difícil se abrir? Mas quem disse que é fácil encontrar
alguém que queira escutar?
Se alguém reclama de você, ouça...
É difícil ouvir certas coisas? Mas quem disse que é fácil ouvir você?
Se alguém te ama, ame-o...
É difícil entregar-se? Mas quem disse que é fácil ser feliz?
Nem tudo é fácil na vida...Mas, com certeza, nada é impossível
Precisamos acreditar, ter fé e lutar
para que não apenas sonhem
os, Mas também tornemos todos esses desejos,
realidade!!!

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Temporal

Árvore de 15 metros caie deixa 500 alunos sem aula em Chapecó
 

Tonicidade


                                    TONICIDADE

Em todas as palavras com mais de uma sílaba há uma que é pronunciada
com maior intencidade :a sílaba tônica
De acordo com a posição da sílaba tônica, a palavra é classificada como:

    • Oxítona : calar, i, jacaran, papel
      -A última sílaba é tônica .
    • Paroxítona: calo, responvel, papelada.
      -A penultima sílaba é tônica
    • Proparoxítona:laba,espetaculo, tima.
      -A antepenultima sílaba é tônica



AGOSTO

Emilía no País da Gramática

Uma das obras-primas de Monteiro Lobato ,é provalvelmente o livro mais original que
se escreveu sobre o assunto.A língua é figurada como um país ,o País da Gramática ,povoado por sílabas ,pronomes ,numerais.......Quimdim o rinoceronte ,leva todo o pessoal do sitío para lá ,e é
ele que tudo mostra em explica.


Texto de Vitor da Rosa
Ilustração de Augusto Benetti

terça-feira, 12 de julho de 2011

caracteristicas de contos de aventura


 
 

terça-feira, 5 de julho de 2011

O que é conto de fadas ??

                            Contos de Fadas

Problemática existencial: morte, vida, amor, envelhecimento, separação, sexualidade, dilemas edipianos, rivalidades fraternas, etc.

Início feito para partir do aqui e do agora, mostrando que a história se passa longe do mundo real: “Era um vez...” “Há muitos e muitos anos...”

Final feliz, pois após tanto sofrimento a criança precisa de alívio: “E viveram felizes para sempre...”

Obstáculos a vencer: são uma forma de crescimento interior.

Elementos de encantamento e dicotomia: bem versus mal.

Narrativa: complexa, com a presença de muitos diálogos.

Presença de um narrador: figura que detém todo o conhecimento e que é “dono da vida” dos personagens.

Vocabulário rico.

Acontecimentos: encadeiam-se não por laços lógicos, mas por laços afetivos.

Presença de castelos (resquícios medievais) e bosques (onde o encantamento acontece).

Presença marcante da natureza.

Abordagens de relações: pai, mãe, madrasta, madrinha (conceito social de apadrinhamento).